Um líder conquista o respeito – de 7 formas

Um líder conquista o respeito – de 7 formas

Quer esteja ou não numa posição de liderança, é imperativo que as pessoas com quem trabalha o respeitem. Mas o respeito não é algo de automático. Tem de ser conquistado.

Jacqueline Whitmore

Os seus colaboradores podem respeitar os seus hábitos de trabalho, a sua inteligência ou a sua capacidade de fechar negócios. Mas tem mais que se lhe diga: conseguir ganhar o respeito dos seus funcionários como pessoa. Como o fazer? Experimente seguir estas dicas.

1. Seja cortês
Seja sempre educado com todos aqueles que encontra durante o dia, desde os familiares aos colegas de trabalho, passando por quem o atende na mercearia. Trate os outros com o mesmo tipo de respeito que gostaria de ser tratado. Procure ser cortês. Abra a porta no café a quem vem atrás de si, no supermercado deixe a pessoa com um artigo passar à sua frente. Diga “por favor” e “obrigado” sempre que possível.

2. Atue com respeito
Elimine comportamentos desrespeitosos como revirar os olhos, interromper ou falar de forma negativa sobre alguém. Não só estas ações desrespeitam a pessoa com quem está a interagir com dissuadem ou evitam um maior envolvimento ou a resolução de problemas, e criam uma barreira que pode ser permanente. Em vez disso, promova um ambiente em que se ouve os outros de forma respeitosa. Todos merecem ser ouvidos, mesmo que não concorde com a perspetiva ou opiniões de uma pessoa. Pense em como gostaria de ser tratado se tem algo a dizer, especialmente se envolver uma questão importante.

3. Ouça bem
Ouvir é um processo ativo, não passivo. Pense antes de falar. Na maioria das vezes, nas conversas de hoje, os comentários de uma pessoa espoletam pensamentos em quem ouve, que então produz a sua história seguindo as mesmas linhas. Em vez de contar o seu conto, faça perguntas que estimulem quem está a falar a dizer-lhe algo mais. A maioria das pessoas ficará lisonjeada por se importar com elas.

4. Seja útil
As pessoas obtêm respeito ao estarem prontas para dar uma ajuda ou ouvirem sempre que necessário. Procure oportunidades para ajudar que possam ter passado despercebidas. Será que um colega de trabalho precisa de ajuda com um grande projeto? Pode levar um café a alguém? Esforce-se por ser útil várias vezes ao dia.

5. Não dê desculpas
As suas ações baseiam-se nas suas escolhas, e, salvo algum imprevisto, não há nenhuma razão para desculpas. Responsabilize-se pelas suas ações. Por exemplo, se está constantemente atrasado, não invente desculpas esfarrapadas. Assuma os seus erros e, em vez de se martirizar com os mesmos, procure oportunidades para os ultrapassar e fazer melhor da próxima vez. Em vez de se concentrar nas suas falhas, pergunte-se “como posso corrigir o meu comportamento ou situação?”.

6. Deixe a ira de lado
Manter o sentimento de fúria ou rancor não faz mal a mais ninguém a não ser a si próprio
. Se se enfurecer, permita-se ficar momentaneamente irritado, em seguida siga em frente e, ou corrige a situação, ou a coloca para trás das costas. Dê a si mesmo e aos outros uma pausa. Perdoe, e depois esqueça.

7. Esteja disposto a mudar
Ser intratável não o leva a lado nenhum. Perceba que o processo de evolução inclui mudança. Faça um esforço para crescer como pessoa; aprenda novas competências, experimente novas atividades e, sobretudo, reexamine os seus comportamentos automáticos. E não esqueça de se felicitar sobre os progressos que vai fazendo no caminho para se tornar numa pessoa melhor.

15-12-2016

Fonte: Entrepreneur


JacquelineWhitmore2Jacqueline Whitmore, especialista em etiqueta empresarial, é autora de “Poised for Success: Mastering the Four Qualities That Distinguish Outstanding Professionals” e de “Business Class: Etiquette Essentials for Success at Work”.