Quatro razões para apostar num programa interno de liderança

Quatro razões para apostar num programa interno de liderança

As empresas mais atrativas para se trabalhar, em qualquer setor de atividade, são aquelas que têm uma forte cultura de “promover-a-partir-de-dentro”. A possibilidade de progredir na hierarquia é extremamente motivadora para a equipa, e pode tornar a companhia ainda mais apelativa para futuras contratações.

Se o líder quer ter os benefícios de uma cultura em que se aposta nas promoções a nível interno, precisa de ter a certeza de que a equipa está preparada para lidar com funções de liderança mais para a frente. Assim, ao implementar um programa interno de desenvolvimento de liderança, não só garante que a próxima geração está preparada para liderar como tem o benefício de formar e treinar exatamente o tipo de líder que pretende para a sua organização.

Seguem-se quatro bons motivos para investir num programa interno de desenvolvimento de liderança:

1.º  A cultura é demasiado importante para ser deixada ao acaso
Sempre que faz uma nova contratação corre o risco de essa pessoa não ser uma boa opção para a sua equipa. Pode colocar as perguntas que quiser, fazer todos os testes de que se lembrar, ligar aos pais e professores para ter referências, e mesmo assim não vai saber bem o que está a receber até terem passado várias semanas ou meses. Já com a equipa existente e futuros líderes, as pessoas estão bem preparadas em termos de adequação cultural.
A sua equipa de liderança será sempre conduzida com os mais altos padrões, o que certamente inclui a cultura da organização. Enquanto líder, ao investir tempo a trabalhar e a treinar a futura equipa de liderança, pode discutir e ensinar os princípios da sua cultura a um nível mais aprofundado, ajudando a garantir uma forte cultura na próxima geração.

2.º  Prepara líderes fortes o suficiente para passarem uma variedade de testes
A composição mental de um líder acabará por contar a história de quão bem-sucedido será – e até onde pode ascender. Um bom programa de desenvolvimento de liderança não só ensina tudo sobre o seu negócio como também prepara os seus colaboradores para o momento. A composição mental – tal como a estratégia ou as regras do seu negócio – pode ser aprendida se ensinada. Um bom programa de coaching vai ajudar a preparar a equipa de futuros líderes a lidar com a adversidade, com os obstáculos inesperados, e até mesmo com as perdas. 

3.º  Desenvolve camaradagem entre a equipa de liderança
Pode ser um desafio, para as empresas que por norma não promovem a partir de dentro, estabelecer na equipa de liderança um forte senso de trabalho em conjunto e pontos em comum. A vantagem de formar e fazer um trabalho de coaching com os futuros líderes a partir do início é eles começarem a trabalhar juntos e a construir um nível de conforto e de confiança muito antes de estarem oficialmente em posições de liderança. Ter uma equipa em que os colaboradores se entendem e incentivam mutuamente porque subiram juntos na hierarquia pode comportar uma significativa vantagem competitiva.

4.º  Leva a uma abordagem metódica ao trabalho de coaching
Pode ter acabado de contratar um líder proveniente de outra empresa, ou teve de promover alguém a nível interno mais cedo que o previsto, o que torna urgente formar. Mesmo assim, com as coisas a seguirem à velocidade da luz, é pouco provável que tenha o tempo que gostaria de ter para ensinar os princípios de liderança.
Já se estiver a trabalhar desde o início com uma equipa da próxima geração pode ensinar pacientemente, num ambiente de sala de aula e num ritmo propício a uma melhor compreensão por parte dos seus colaboradores. Um programa de formação com simulação da realidade também fornece uma envolvência confortável para que se cometa erros e aprenda com eles, sem os efeitos colaterais e caros de errar no mundo real

E não se esqueça de que desenvolver a liderança é mais do que fazer simples formação ou a compra ocasional de formação teórica – convém ter um sistema implementado. Neste sentido, “Como está o sistema de desenvolvimento de liderança da sua organização?”.

16-11-2017

Fonte: Entrepreneur


Portal da Liderança